segunda-feira, 18 de novembro de 2024

XG GANHA ATENÇÃO EM MEIO AO CENÁRIO POP ASIÁTICO

 



XG A DISRUPÇÃO DO POP ASIÁTICO:

O grupo japonês XG vem atraindo a atenção do público, com seus MVs icônicos e diferentes do que é lido como normal no cenário da música pop oriental. Ao construírem no decorrer de seus últimos lançamentos uma imagem que foi ganhando cada vez mais o cativar dos fãs, as músicas e conceitos criados pelo grupo, fazem com que elas se tornem destaque na cena musical. Teriam elas criado uma espécie de formula diferente, em meio a uma padronização musical feminina asiática? Seriam elas uma nova modalidade dessa música? Uma disrupção de sua própria cultura musical?

O fato é que o XG é um grupo que chegou com uma imagem forte e poderosa na música pop. Apesar se estrearem nos moldes de um grupo tradicional de kpop, as meninas rapidamente se distanciaram do que se esperava que elas performacem, ou seja com um conceito fofo, sexy ou elegante por exemplo. Elas fogem do que é lido como normal e adentram na indústria musical, trazendo uma semiótica do que exagero, isso atrelado a vocais poderosos, porém com linhas de rap mais longas que as dos vocais, o que já faz toda a diferença.

XG Howling (reprodução X)

As letras abordam temas como empoderamento feminino, um tema extremamente importante a ser debatido em uma sociedade machista e patriarcal, que tende a inferiorizar e coisificar as mulheres. Mas, quando foi que o XG deu a sua virada de chave mudando principalmente o seu estilo visual e musical? Como surgiu o grupo e quem está por trás das superproduções e das elaborações dos conceitos do grupo?

O grupo teve o seu debut oficializado no dia 18 de Março de 2022 sob os selos das gravadoras Avex GroupXGALXAvex Trax. Com seu single de estreia intitulado de Tippy Toes. O nome do grupo, XG, é um acrônimo para "Xtraordinary Girls".O termo é usado como um nome aspiracional, já que o grupo se esforça para empoderar jovens de todo o mundo com sua música e performance novas e inventivas. O nome do fandom do XG é "Alphaz.

As letras do XG abordam temas como empoderamento feminino, como por exemplo, o seu mais recente lançamento Howling, que fala sobre a força da mulher em meio a uma espécie de selva, onde é preciso ter cuidado, pois quando as garotas resolvem uivar é melhor temer. Simbolismo claro para mim ao livro da psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Ester: Mulheres Correm Como Lobos, em que fala sobre diferentes lendas aos hábitos do animal selvagem do título, construindo sua análise a partir da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. A autora instigaria suas leitoras, assim, a valorizarem a própria intuição e instintos femininos — qualidades que, segundo Estés, seriam naturais às mulheres, mas atualmente negligenciadas devido à opressão masculina. Fazendo assim uma ponte com esse simbolismo e com a letra da música.

Mulheres Que Corre Com Lobos (livro)

Isso denota que o grupo não é meramente pop, mas político também em sua arte. E isso pode ser notado claramente em sua mudança de conceito desde o seu debut, até o presente momento. A mudança clara nos visuais vem a partir do lançamento do single Woke Up, em que o grupo já deixa de usar indumentárias lidas como femininas e assumem visuais agêneros, contrastando assim com que é esperado de um grupo pop asiático, em ter que emanar sempre uma sensualidade, uma elegância ou um processo de fofura excessiva. Foi nesse período em que a integrante Cocona, raspou seu cabelo durante o referido Mv. Ato que chocou muitas pessoas, e ao seu questionada a mesma falou que seria legal ter uma integrante careca, pois causaria impacto no que seria lido como feminino e faria as pessoas se questionarem se de fato as mulheres precisavam de cabelos na cabeça para sentirem-se belas. Desde de então ela nunca mais deixou seus cabelos crescerem novamente.

Cocona no debut

Cocona pós debut 

  • Esse estilo adotado pelo XG, visto com ainda mais ênfase no Mv Something Right é chamado de Gyaru.
  •  A palavra "gyaru" é a pronúncia japonesa de "girl" ou "gal" 
  • O estilo gyaru é mais comum em mulheres até os 25 anos, mas pode ser adotado por adolescentes e mulheres na faixa dos 30 
  • O estilo gyaru é caracterizado por uma visão mais ocidental e fashion de beleza, fugindo do tradicional japonês 
  • Com o tempo, o estilo gyaru evoluiu e deu origem a subcategorias, cada uma com suas próprias características 
  • Uma subcategoria de gyaru é a "kogaru", que se refere a "gals" colegiais 
  • As "kogarus" são geralmente garotas com idade entre 15 e 25 anos, com cabelos descoloridos, microssaias, roupas e acessórios da moda, e maquiagem ocular.
  • gyaru (estilo)
  • estilo gyaru
  • XG Something ain't right 

O termo gyaru geralmente era (e hoje ainda é um pouco) atribuído a jovens que possuíam pouco ou nenhum interesse em trabalho ou casamento. Como uma espécie de punks japoneses, os gyaru-o e as gyaru iam contra os paradigmas estabelecidos pela sociedade nipônica e demonstravam suas ideias através de suas roupas. E assim foi um reflexo da busca por individualidade e liberdade de expressão entre as jovens japonesas na época e continua sendo um marco na história da moda japonesa.

Desde então o grupo tem atingido olhares de toda a indústria do pop e se destacando em diversos espectros da música, como dança e visuais por exemplo, levando consigo uma conclamação de fãs ao redor do mundo que não apenas gostam do trabalho do grupo, mas das próprias integrantes que o compõe, no que se referem as suas ideias e personalidades. Fazendo com que as meninas mantenham uma forte presença nas redes sociais desde a sua estreia, até os dias atuais.

Passando por diversos gêneros, desde do pop, R&B e hip-hop. O XG desponta como um grupo extremamente poderoso e promissor. Com álbuns e mvs cada vez mais perfeitos e repletos de simbologias, tanto politicas, quanto sociais. Elas conseguem ecoar suas mensagens através da música, mantendo um posicionamento de destaque, justamente por serem diferentes do que se é lido como “normal”. Apesar de seguirem alguns moldes da indústria tradicional do k-pop, ainda assim elas conseguem imprimir as suas identidades no grupo e torna-lo atrativo e interessante. Em meio a indústria repleta de clichês, o grupo japonês se destaca como um oásis em meio a uma terra desértica que por vezes falha em termos de criatividade.

Se você está no cenário da música pop asiática a muito tempo e ainda não conhece esse incrível grupo recomendo fortemente que conheça, pois além de esbanjar estilo e personalidade, elas possuem talento de sobra!

CONHEÇA AS INTEGRANTES:

COCONA (reprodução X)

MAYA (reprodução X)

JURIA (reprodução X)

HARVEY (reprodução X)

HINATA (reprodução X)

CHISA (reprodução X)

JURIN (reprodução X)

MVs escolhidos por esta curadoria para você conhecer e se apaixonar pelo XG:

HOWLING

SOMETHING AIN'T RIGHT

LEFT RIGHT

PUPPET SHOW

WOKE UP




XG GANHA ATENÇÃO EM MEIO AO CENÁRIO POP ASIÁTICO

  XG A DISRUPÇÃO DO POP ASIÁTICO: O grupo japonês XG vem atraindo a atenção do público, com seus MVs icônicos e diferentes do que é lido c...